14 Janeiro 2019
A euforia dos saldos já bateu mais uma vez à porta dos portugueses. Para muitos é o fim da espera. Finalmente podem aproveitar para comprar aquele artigo por que já tanto ansiavam. No entanto, se por um lado este é um momento de boas oportunidades, também é um convite às compras impulsivas e desnecessárias, o que pode comprometer as suas finanças durante algum tempo.
Os preços podem estar mais baixos, mas isso não é razão para sentir que tem “um desconto” e acabar por prejudicar o seu orçamento familiar. Descubra com estas 5 dicas como aproveitar melhor esta época, poupar nos artigos que procura e não se deixar cair na tentação do consumo.
1. DEFINA UM ORÇAMENTO
Esta é uma regra de ouro para conseguir manter uma carteira saudável. Este planeamento vai ser fundamental para o equilibro do seu orçamento familiar, por isso desafie-se e tente ao máximo não cair em tentação. No fim de contas (literalmente) vai sentir um grande contentamento por ter conseguido cumprir ao que se dispôs.
2. LISTE O QUE REALMENTE QUER COMPRAR
Depois de definir o valor que pretende gastar, chega o momento de definir o que realmente precisa de comprar. Faça uma lista com tudo aquilo que necessita, deixando de lado aquilo que gostaria de ter, mas que, na verdade, não tem falta. Tenha sempre em atenção se a lista não ultrapassa o seu orçamento. Se tal acontecer, dê prioridade ao mais importante, mesmo que esse seja o artigo mais caro. Este exercício vai ajudá-lo, para além de poupar, a não cair na tentação de comprar apenas pela promoção.
3. COMPARE ANTES DE COMPRAR
Se já está certo de qual é o artigo que pretende comprar, aproveite para compará-lo numa das várias aplicações disponíveis que comparam em tempo real o preço praticado em várias lojas, ou, se for o caso, aproveite os catálogos disponibilizados pelos estabelecimentos. Faça este estudo antes de sair de casa, pois se deixar para o momento em que estiver a fazer as compras, existe a probabilidade de não conseguir visitar todas a lojas e não trazer a melhor opção.
4. ESPERE PELA ÚLTIMA REBAIXA
Esta é uma das dicas onde pode poupar mais. Se já sabe qual a peça em concreto que pretende, aguarde e aproveite para comprá-la nos saldos. Esta é uma oportunidade de poupança que deve aproveitar. Mas relembramos que, à medida que a época de saldos vai avançando, os preços diminuem (as chamadas rebaixas). É nas últimas rebaixas de preço que pode encontrar as verdadeiras oportunidades. No entanto, ao esperar pela última fase dos saldos, pode correr o risco de já não existir o que pretendia comprar. Esta é uma boa estratégia para aqueles produtos que gosta, mas que não precisa realmente. Se a peça durar até à época dos preços mais baixos, pode reconsiderar a sua compra; se não, também não faz mal, porque na verdade não era um artigo de que precisava realmente. Contudo, alertamos para que nunca compre nada apenas pelo seu preço.
5. INFORME-SE SOBRE A POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO DA LOJA
Com os artigos previamente escolhidos, o que pode falhar? Deve estar a perguntar-se. Não se esqueça que pode mudar de ideias ou o artigo pode vir com algum defeito que não reparou na hora da compra. Nunca descarte a ideia de devolver algum dos artigos, quer tenham sido eles pensados ou comprados por impulso ou não. Antes de pagar – ou mesmo na caixa enquanto prepara pagamento – informe-se acerca da política de devoluções da loja (online ou física).
Contudo, saiba que se comprar uma peça com defeito sem que o mesmo esteja especificado no momento da compra, a loja é obrigada a trocar a peça. Caso compre os artigos online, em caso de insatisfação, tem 14 dias para devolver o produto, sem precisar de qualquer justificação.
Informe-se sobre todos os seus direitos enquanto consumidor. Serão sempre uma mais valia, seja em época de saldos ou não.
Aproveite os saldos para fazer bons negócios, mas sem nunca se esquecer da saúde da sua carteira.