28 Novembro 2018

Getty Images
Foi aprovada esta terça-feira, dia 27, a inclusão de três novas vacinas no Plano Nacional de Vacinação. Assim, as vacinas da meningite B, do rotavírus e do HPV (Vírus do Papiloma Humano) para os rapazes passam a ser gratuitas, ao contrário do que acontece atualmente, que a administração depende da condição financeira de cada família e se tem ou não capacidade de suportar esses custos.
Além disso, nesta sessão foi também dada luz verde para que, “em 2019, o Governo garanta "disponibilidade financeira para que, nos casos de avaliação médica favorável, seja administrado o medicamento que se destina a tratar a atrofia muscular espinhal, aos doentes com tipo I e com tipo II, em todas as unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde”.
“Urge que o medicamento apto a promover tratamento aos doentes com atrofia muscular espinhal seja administrado aos doentes que dele carecem, nas unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Cada dia que passa, sem a possibilidade de acesso ao medicamento, é mais um dia onde a situação destes doentes se agrava a olhos vistos", lê-se na nota explicativa dos PEV (Partido Ecologista Os Verdes), que propôs esta medida.